sábado, 20 de outubro de 2012

Palestra "Biodiversidade"

Palestra sobre Biodiversidade com a Professora Doutora Maria do Carmo Lopes (Escola Superior Agrária de Coimbra) 


No dia 15 de outubro realizou-se na nossa escola uma palestra sobre biodiversidade e como podemos protegê-la, organizada pelo Clube de História e Geografia em parceria com o Centro de Estudos Republicanos Amadeu Carvalho Homem (CERACH).

Esta palestra é a primeira atividade de um conjunto de muitas outras, ainda a realizar, no âmbito do protocolo assinado pelo CERACH e o Agrupamento de Escolas Miranda do Corvo.

A “ponte” entre a palestra e o CERACH foi feita pelo doutor Fernando Fava, que apresentou a convidada palestrante Professora Doutora Maria do Carmo Lopes.

Ao longo da palestra abordaram-se temas como a biodiversidade, a história da vida na terra, a variedade de vida, os perigos ocorrentes na Natureza, a forma como usamos e valorizamos a biodiversidade, o valor económico da Natureza e formas de a proteger.

Primeiramente, a Professora Doutora Maria do Carmo Lopes referiu a biodiversidade como a riqueza da vida na Terra, depois explicou a separação da Pangeia e os variados tipos de vida no planeta: genética, específica e habitats e ecossistemas, sendo 1.7 a 70 Milhões de espécies.

Seguidamente falou-nos dos problemas existentes nos ecossistemas como a extinção e destruição de habitats, a erosão, mudanças climáticas, degradação dos solos, entre outros.

Pudemos concluir que a biodiversidade precisa de ser protegida, no entanto tivemos também conhecimento de muitas formas de o fazer: áreas protegidas, Rede Natura 2000, Parques Naturais entre outros.

Agradecemos à professora doutora Maria do Carmo Lopes por nos ajudar a perceber o quão é importante conservar o ambiente se queremos ter diversidade natural e qualidade de vida.

Beatriz Sousa 11ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: